Aparelho fixo metálico convencional

Esse é o aparelho mais convencional com “brackets” metálicos colados nos dentes e com um fio tensionador que é preso com borrachas. Confeccionado em aço inoxidável, esse tipo de aparelho é muito resistente e versátil, já que pode ser usado para tratar diversos problemas de desalinhamento dental.

Em sua estrutura, ele é composto por bandas, fios e “brackets”, sendo que os últimos podem ser de metal, plástico ou porcelana. As bandas são fixas em volta dos dentes e funcionam fazendo a ligação com o aparelho, enquanto os “brackets” ficam na parte externa. Os fios têm a função de ligar as bandas e os “brackets”, gerando uma tração entre os dentes, o que permite a realização da movimentação dentária desejada.

Uma das suas principais vantagens é o custo, já que ele costuma ser mais em conta do que os outros tipos de aparelho à disposição no mercado. Durante o tratamento, o aparelho vai movimentando gradualmente os dentes até a posição correta — isso é feito com a ajuda de ajustes realizados pelo ortodontista.

É um dos tipos de aparelho mais comuns entre os jovens, por isso, é comum a personalização, que é feita com borrachas coloridas acopladas nos “brackets”.

  

Aparelho Fixo Estético

Este tipo de aparelho utiliza “brackets” transparentes colados nos dentes. A funcionalidade é a mesma, mas o efeito estético é superior.

Uma das principais reclamações dos pacientes, principalmente entre os adultos que usam aparelhos fixos, é a questão estética. Isso porque existe uma ideia de que o aparelho fixo tradicional dá um aspecto de adolescente.

Foi em razão dessa reclamação recorrente que surgiu o aparelho fixo estético. Ele foi um dos primeiros aparelhos ortodônticos criados com o objetivo de melhorar a estética, entregando a discrição desejada por alguns pacientes.

Mantendo a função de corrigir problemas de alinhamento da arcada dentária, a sua principal vantagem é um tratamento que alia correção dental e estética. Você vai conseguir passar por todo o processo e ainda deixar um aspecto mais discreto do sorriso durante o uso do aparelho.

O aparelho fixo estético, em termos funcionais, é muito parecido com o anterior, tanto nas vantagens quanto desvantagens. A diferença entre eles está apenas nos “brackets”, que podem ser de porcelana, policarbonato ou safira, e no custo do tratamento, que é mais elevado.

  

Aparelho Fixo Autoligável

O sistema de aparelho autoligável é uma evolução dos aparelhos fixos. Adaptado tanto à versão tradicional quanto à estética, os “brackets” não precisam das borrachas para prender os fios ou arcos ortodônticos.

O que isso significa? Que o aparelho autoligável é uma opção discreta. Ainda, o sistema utiliza diferentes arcos produzidos com ligas metálicas que se diferem das tradicionais, o que pode favorecer a redução do tempo de tratamento, bem como da realização das manutenções.

Nos aparelhos autoligáveis não é necessário realizar trocas de borrachas, apenas dos arcos. Entre as vantagens, sem dúvida, merece destacar que esse tipo de tratamento é mais rápido, confortável, menos dolorido e demanda menos visitas ao dentista.

Outro ponto de destaque é o controle na posição dos dentes, que é melhor quando comparado aos “brackets” dos aparelhos ortodônticos tradicionais.

  

Aparelho Fixo Lingual

Este tipo de aparelho é uma estrutura ortodôntica colocada na parte de trás dos dentes para corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição. Funciona de maneira similar ao tradicional, com a utilização de “brackets” e de fio metálico na parte de trás dos dentes. Entretanto, diferentemente de outros dispositivos, a técnica lingual consegue exercer pressão na boca com peças menores, proporcionando um resultado estético significativo e trazendo mais conforto para o paciente.

Principais Vantagens

  1. O aparelho lingual evita ferimentos na parte interna dos lábios durante a prática de esportes e impactos acidentais na boca, já que os “brackets” não ficam em contato com os lábios.
  2. O uso pode ser feito, tanto em uma única arcada inferior ou superior, quanto nas duas ao mesmo tempo.
  3. A percepção da evolução do alinhamento é maior, pois os dentes não ficam cobertos pelos “brackets”.
  4. Outros procedimentos estéticos, como clareamento, podem ser realizados durante o uso desta técnica.
  5. Ele é mais discreto e não projeta os lábios para frente, como acontece nos outros tipos de aparelhos fixos.

Principais Desvantagens:

  1. O valor do tratamento varia de duas a quatro vezes mais do que no método convencional. Isso ocorre porque o método lingual é personalizado e conta com uma tecnologia diferenciada. A colagem dos “brackets” é mais complexa, por isso o ortodontista deve ter treinamento específico para esta técnica.
  2. Da mesma forma que o aparelho comum pode causar ferimentos na parte interna dos lábios no início do uso, o lingual pode também causar alguns ferimentos na língua. Ele tem superfície metálica que causa desconforto ao entrar em atrito com a língua. Uma forma de aliviar as lesões é utilizar cera odontológica sobre os “brackets”.
  3. Este tipo de aparelho é mais limitado quanto aos tipos de casos onde podem ser utilizados.
  4. Durante a fala, a língua entra em contato com a parte de trás dos dentes, para produzir os sons. Como os “brackets” ficam nesta região, o paciente pode apresentar alguma distorção na fala até que se habitue ao aparelho.