Por que os dentes ficam amarelos?

Apesar de não ser sinal de uma doença séria, o amarelamento dos dentes causa desconforto e diminui a vontade de sorrir. O cigarro e o café são considerados grandes vilões, mas nem sempre eles são os únicos culpados desse problema.

Existem diversos fatores que podem deixar os dentes amarelos. Por isso, é importante conhecê-los para saber como evitar ou limitar a exposição a essas causas. Confira o que pode causar dentes amarelos e saiba como proteger o seu sorriso:

Cigarro
Possui substâncias tóxicas, como o tabaco, que causam o escurecimento e desgaste dos dentes. Quanto mais tempo e cigarros a pessoa fuma, mais amarelados eles ficam. Esse é mais um motivo para abandonar esse mau hábito.

Medicamentos
No caso das crianças menores de oito anos, alguns tipos de antibióticos podem provocar uma alteração na coloração da dentição durante a formação dos dentes. Em adultos, alguns anti-histamínicos, anti-hipertensivos e antipsicóticos também mancham os dentes. Consulte na bula dos medicamentos os possíveis efeitos colaterais e sempre converse com seu médico e seu dentista.

Hábitos alimentares
Alimentos e bebidas com corantes, como os industrializados, favorecem o amarelamento. Quanto maior a ingestão, mais amarelos ficam os dentes. Alimentos como o café, chá mate, refrigerante, vinho, suco de laranja e açaí contribuem para o amarelamento dos dentes.

Higiene bucal
Escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal são seus aliados para impedir o amarelamento do seu sorriso. Eles são responsáveis por remover o acúmulo de placa e de tártaro, que atacam o esmalte dos dentes e podem acelerar a descoloração.

Predisposição genética
A cor dos nossos dentes é herdada geneticamente. Logo, se seus pais possuem dentes amarelos, existe a possibilidade de os seus terem uma tonalidade parecida. Algumas doenças congênitas podem fazer com que os dentes nasçam com uma cor amarelada e alterações na tireoide também podem influenciar na cor dos dentes.

Envelhecimento
Com a idade, a tendência é que os dentes fiquem amarelados devido ao desgaste do esmalte e ao longo período de exposição aos alimentos que causam o amarelamento.

Nunca utilize soluções caseiras para branquear os seus dentes. Busque sempre ajuda profissional consultando um dentista.

Como funciona o clareamento dental?

O clareamento dental pode ser realizado basicamente de duas maneiras: no consultório odontológico ou através de um tratamento feito em casa com a supervisão do cirurgião-dentista. Ambos tipos de tratamento para clareamento dental utilizam uma substância química para clarear os dentes.

Os tratamentos feitos em consultório podem exigir duas ou mais sessões de cerca de 1h30 a 2 horas e a substância utilizada é ativada por uma fonte de luz (LED, Laser ou associação dos dois).

O clareamento feito em casa é mais econômico, e por ser um procedimento conduzido pelo próprio paciente em sua casa, este precisa ser disciplinado para encaixar o tratamento na sua rotina diária, conforme orientação do dentista. Este tipo de clareamento é realizado através de uma moldeira confeccionada de forma personalizada pelo dentista, e a sua utilização deve ser feita conforme orientação e supervisão deste profissional. A moldeira utilizada é confeccionada através de uma moldagem da arcada dentária do paciente, e o produto que será aplicado através desta moldeira deverá ser especificado e fornecido pelo dentista. O período do tratamento varia de acordo com a situação de cada paciente, porém os resultados já são perceptíveis nos primeiros dias.