A má oclusão é um assunto recorrente devido à sua importância na saúde das crianças, no presente e no futuro. Ao observar a presença de dentes tortos nos filhos, a primeira atitude dos pais deve ser procurar um ortodontista. Isto porque a maioria dos problemas desse tipo são mais facilmente tratados durante a fase do crescimento. A idade ideal para avaliação da dentição é por volta dos seis anos. Nessa idade, a criança já consegue utilizar corretamente os aparelhos e colaborar com os tratamentos. Contudo, as consultas com um dentista devem ocorrer desde o rompimento dos primeiros dentes. Dessa maneira, o profissional pode acompanhar a normalidade da dentição e identificar o aparecimento de dentes tortos.
Entretanto, a partir dos 6 anos de idade, esse monitoramento é indispensável, devido à troca pelos dentes permanentes. As visitas ao dentista devem ser periódicas, avaliando o crescimento facial e identificando as correções necessárias, no momento certo. Esse cuidado ajuda a evitar tratamentos longos e dolorosos.
Quando tratar os dentes tortos?
Existem casos especiais, como a perda precoce de um dente de leite, que demandam um tratamento preventivo. Nessa situação, o uso de um aparelho serve para reservar o espaço para o nascimento do dente permanente. Isso evita que os dentes se fechem e ocupem o lugar do novo dente, provocando inclinações anormais.
Porém, as situações frequentes de desalinhamento se mostram quando:
- Os dentes definitivos estão nascendo apinhados;
- A arcada inferior, ou até mesmo o queixo, se apresenta adiantada em relação à arcada superior;
- A assimetria da face está comprometida;
- O queixo está visivelmente para trás;
- A criança, ao falar, projeta a língua entre os dentes.
- Além disso, quando a criança respira pela boca ou apresenta sinais de bruxismo, deve receber acompanhamento constante. O mesmo acontece quando rói unha, chupa o dedo ou a chupeta. Estes hábitos favorecem o surgimento de problemas como dentes tortos.
Como fazer a avaliação para identificar dentes tortos?
Questões genéticas, como malformações ósseas faciais ou posição incorreta do broto dentário, e alguns hábitos influenciam na posição dos dentes. Por isso, é importante acompanhar e avaliar a arcada de uma criança. Os dentes tortos comprometem a estética, a mastigação e a respiração, além de dificultar a higiene bucal.
Depois de identificada uma suspeita de anormalidade pelo odontopediatra, um ortodontista deve ser consultado. Ele é o profissional mais indicado para avaliar a estrutura dentária, o grau do defeito e a melhor forma de correção. Técnicas como raios X, fotos intraorais, exames de mordida e moldes dentários são utilizadas para auxiliar no reconhecimento.
Tratamento para correção dos dentes tortos
Com base na análise do caso, a utilização de aparelhos ou outros dispositivos ortodônticos pode ser indicada para a correção. Os aparelhos constituem a principal forma de garantir um alinhamento dentário perfeito. De fato, eles forçam lentamente a movimentação dos dentes até a posição ideal, por meio de tração.
Já existem modelos de aparelhos modernos, práticos, confortáveis e mais atrativos, como o Invisalign. Porém, de qualquer forma, os procedimentos iniciados podem ser demorados e demandar manutenção frequente. A criança está em fase de crescimento e toda a estrutura bucal também sofre alterações.
Dessa forma, o tratamento vai sendo adaptado de acordo com as mudanças ocorridas. Os cuidados diários também são de extrema importância, pois são mais específicos e demorados. Assim, com atenção e paciência, os resultados serão duradouros e da forma esperada.
Por que corrigir e alinhar os dentes do seu filho?
Além de diminuir a incidência de cáries, o mau hálito e outras doenças bucais, o tratamento promove:
- Aumento da autoestima;
- Desenvolvimento normal da fala;
- Mastigação correta e, portanto, uma melhor alimentação;
- Manutenção da integridade das gengivas e dos ossos;
- Facilidade para realizar a limpeza dos dentes;
- Redução nos problemas de articulação resultantes de mordida irregular.
- Portanto, prevenção e tratamento de uma situação de dentes tortos é fundamental para a saúde física e emocional das crianças. As consultas semestrais ao dentista identificam e possibilitam um tratamento precoce e eficiente.