Existem várias opções de aparelhos ortodônticos que são utilizadas para corrigir problemas como desalinhamentos, dentes separados ou encavalados e diversas outras alterações na mordida. Embora todos eles sejam eficazes, muitas pessoas têm dúvidas qual escolha deve fazer entre o Invisalign e as opções de aparelhos fixos convencionais.

É muito importante conhecer as principais diferenças entre estas opções e entender as características, vantagens e possibilidades de cada uma delas, a fim de ter subsídios para optar pela abordagem que seja mais adequada às expectativas e até mesmo à disponibilidade financeira de cada pessoa. Entretanto, independentemente da abordagem escolhida, o tratamento ortodôntico é fundamental para corrigir e previnir problemas bucais mais sérios, desgastes dentários, disfunções da articulação mandibular e outros problemas que podem ser causados pelas deficiências no alinhamento dos dentes, como gengivites, cáries, dor de cabeça, dores na coluna e até dor de ouvido.

Visando fornecer subsídios para a sua decisão, considere atentamente as explicações a seguir sobre cada abordagem de tratamento ortodôntico: aparelho fixo ou Invisalign.

O que é o aparelho fixo?

O aparelho fixo é composto por “brakets” que são pequenas peças que são coladas nos dentes para receber o arco ortodôntico, que aplicará as forças necessárias para promover a movimentação dos dentes até que alcancem a posição correta.

O modelo mais tradicional de “bracket” é aquele fabricado em metal. No entanto, existem alternativas de aparelhos fixos que utilizam “brackets” na cor dos dentes ou transparentes que viabilizam uma maior discrição, pois são menos visíveis que os metálicos. Seu funcionamento é idêntico ao dos “bracket” de metal, com a vantagem de oferecer uma melhor estética.

Como é o tratamento com o aparelho fixo?

A partir de moldagens da dentição e de imagens panorâmicas da dentição do paciente, o ortodontista a partir do estudo de cada caso, define quais intervenções serão necessárias para promover a movimentação e alinhamento dos dentes. O aparelho é instalado mediante a colagem dos “brackets” e instalação de um fio metálico ou arco ortodôntico, e a cada mês é deve ser realizada uma consulta para avaliação e alterações nas forças aplicadas pelo arco ortodôntico e outros dispositivos que podem ser instalados para viabilizar os movimentos necessários.

O que é o Invisalign?

Invisalign é um alinhador dentário, o melhor e mais evoluído dos alinhadores disponíveis no mercado, alternativo aos aparelhos ortodônticos tradicionais, que permite alinhar os dentes de maneira muito mais discreta. Sem utilizar “brackets” nem fios metálicos, esse sistema consiste em um conjunto de alinhadores transparentes e removíveis que são praticamente invisíveis.

Como é o tratamento com Invisalign?

A primeira etapa consiste em fazer um escaneamento completamente digital da boca do paciente, (sem utilizar as moldagens convencionais que produzem réplicas em gesso)

A partir desta digitalização, um conjunto de alinhadores é produzido para que, depois de cada um deles ser utilizado pelo tempo definido, o resultado final seja alcançado.

Estes diversos alinhadores tem uma pequena diferença em relação ao seu antecessor, que viabiliza a progressão contínua dos movimentos até o alinhamento completo dos dentes.

A cada duas semanas em média, ocorre a troca dos alinhadores e uma visita ao dentista para avaliação e acompanhamento.

É importante ressaltar que o Invisalign é um aparelho móvel. O próprio paciente pode retirá-lo da boca na hora de se alimentar e na hora de fazer a higienização dos dentes. Por isso, esse dispositivo é muito mais prático, muito mais confortável e muito mais higiênico (a higienização dos dentes com os aparelhos fixos convencionais é muito mais dificultosa).

Devo escolher Invisalign ou aparelho fixo?

A escolha não envolve uma comparação na eficácia, pois ambos tipos de aparelhos ortodônticos corrigem desde problemas mais simples até problemas mais complexos, promovendo o alinhamento correto dos dentes e deixando o sorriso perfeito.

Há casos de altíssima complexidade onde o Invisalign não é indicado. O ortodontista saberá te informar se seu caso poderá ser tratado com invisalign ou não. Dependendo da complexidade do caso, nem mesmo o aparelho fixo conseguirá resolver, sendo necessário usar dispositivos ortopédicos ou mesmo cirurgias ortopédicas.

Considere alguns parâmetros para subsidiar sua decisão por uma ou outra abordagem:

Estética

Conforme já explicado, existem aparelhos fixos estéticos que são mais discretos do que os convencionais em função do material utilizado na sua confecção. Entretanto, eles não são completamente imperceptíveis. São mais discretos, mas visíveis, bem como o fio ou arco ortodôntico.
Já o Invisalign valorizará muito mais o seu sorriso, pois ele é praticamente invisível e imperceptível na boca.

Conforto

Os “brackets” que tem que ser utilizados nos aparelhos fixos são “protuberantes” e causarão um incômodo inicial e até ferimentos na parte interna dos lábios. Esse inconveniente é contornado com a aplicação de uma “cera” que atenua o incômodo até que haja a habituação com o aparelho.
A superfície do material utilizado para confeccionar o Invisalign é completamente lisa, e não causará nenhum desconforto ou ferimento labial.

Número de consultas

As consultas de manutenção do aparelho fixo acontecem em média a cada mês, já as trocas dos alinhadores do Invisalign serão a cada duas semanas. Em compensação, o tratamento com o Invisalign pode ter uma durabilidade menor dependendo do caso, já que as movimentações são estimuladas em intervalos menores, o que favorece os resultados.

Praticidade

O aparelho fixo tem o inconveniente de acumular muitos resíduos, então torna a escovação e higienização muito mais complicada. Isso contrasta de forma significativa com a praticidade do Invisalign, pois ele é móvel e pode ser retirado da boca durante as refeições e para a higienização dos dentes.

Higienização

A higienização do aparelho fixo é feita durante a escovação, já que ele não pode ser retirado da boca. No caso do Invisalign, os alinhadores precisam ser higienizados fora da boca, para eliminar resíduos de saliva e alimentos.

Percepção de resultados

Por causa das ativações mais frequentes, o Invisalign pode promover uma percepção de resultados mais rápida. Porém, isso varia bastante para cada caso, dependendo da sua complexidade e da resposta orgânica de cada paciente.

Investimento

No que se refere ao investimento, o aparelho fixo, principalmente o metálico, em comparação com o Invisalign, terá um custo inferior.

Como você pôde observar, optando pelo Invisalign ou por um aparelho fixo, você sempre alcançará benefícios e conseguirá alinhar o seu sorriso. O importante, na verdade, é seguir corretamente o tratamento indicado, pois é isso que garantirá os bons resultados e o cuidado com a sua saúde bucal.

Categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *